Mofo WorkSpaces https://complexomofo.com.br Coworking em Sorocaba Mon, 20 Jun 2022 18:29:50 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 https://complexomofo.com.br/wp-content/uploads/2021/03/cropped-mofo-org-transparente-32x32.png Mofo WorkSpaces https://complexomofo.com.br 32 32 O que é Endereço Fiscal, Por que utilizar e Como escolher? https://complexomofo.com.br/blog/o-que-e-endereco-fiscal-virtual/ https://complexomofo.com.br/blog/o-que-e-endereco-fiscal-virtual/#respond Tue, 03 May 2022 19:11:36 +0000 https://complexomofo.com.br/?p=3226 O que é Endereço Fiscal, Por que utilizar e Como escolher? Endereço fiscal, Domicílio fiscal, endereço virtual, escritório virtual. Ainda desconhecido por muita gente, inclusive alguns contadores, estes são os nomes mais comuns de um serviço de ótimo custo benefício e que pode ser um grande aliado para seu negócio – ou uma grande dor […]

O post O que é Endereço Fiscal, Por que utilizar e Como escolher? apareceu primeiro em Mofo WorkSpaces.

]]>

O que é Endereço Fiscal, Por que utilizar e Como escolher?

Endereço fiscal, Domicílio fiscal, endereço virtual, escritório virtual.

Ainda desconhecido por muita gente, inclusive alguns contadores, estes são os nomes mais comuns de um serviço de ótimo custo benefício e que pode ser um grande aliado para seu negócio – ou uma grande dor de cabeça, a depender de onde você o contratar.

Neste conteúdo, vamos te explicar o que é, quais as vantagens e quais os cuidados a serem tomados na hora de contratar um Endereço Fiscal.

Afinal, o que é Endereço Fiscal?


Basicamente, Endereço Fiscal (ou domicílio fiscal) se refere ao endereço onde uma empresa é legalmente estabelecida perante os órgãos de registro responsáveis, como: Junta Comercial, Prefeitura, Receita Estadual e Federal, entre outros.

Independente se a empresa é de pequeno ou grande porte, seu endereço precisa atender uma série de requisitos, que variam de cidade para cidade, regras de zoneamento, e no caso do Estado de São Paulo há obrigatoriedade de o imóvel possuir AVCB ou CLCB (Auto/Certificado de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

Possuir um Endereço Fiscal válido, além de cumprir todas as exigências legais e permitir que sua empresa realize emissão de notas fiscais de serviço e/ou venda, pode impactar positivamente a imagem do seu negócio empresa, a depender do endereço e local escolhido para sediar seu negócio.

Por que? Cerca de 60% dos consumidores pesquisam o endereço de uma empresa antes de ir até ela. Quando pesquisam pela sua empresa, qual endereço é mostrado? Uma casa? Um edifício residencial?

Pois é… o endereço da sua empresa precisa transmitir credibilidade, caso contrário isso pode significar a perda de clientes.

advogado recebendo cliente por ser usuario do nosso endereço fiscal

 Qual a diferença entre Endereço Fiscal e Endereço Comercial?

Endereço Comercial é um serviço mais simples, onde você utiliza um determinado endereço apenas comercialmente em materiais de apresentação e divulgação como Google Meu Negócio, cartões de visita, sites e folders. É normalmente utilizado por profissionais informais, que não possuem CNPJ.

Já o Endereço Fiscal se refere ao endereço informado por uma empresa aos órgãos de registro oficiais para fins de abertura ou transferência. Consequentemente, um cliente de Endereço Fiscal, ao optar por nosso coworking, poderá utilizar o endereço contratado para fins comerciais também.

Perguntas importantes a se fazer na hora de contratar um endereço fiscal


O erro mais comum na hora de contratar um Endereço Fiscal é pesquisar no Google a empresa com menor preço e já fechar contrato sem antes avaliar pontos que fazem TODA a diferença para que o serviço seja uma solução e não uma dor de cabeça. Algumas perguntas importantes que você deve fazer são:

    • O imóvel em que o endereço da minha empresa será estabelecido é financiado, alugado ou próprio? Essa pergunta é indispensável porque qualquer alteração no endereço dessa empresa acarretará mudanças na sua empresa também, e isso gera custos.
    • Poderei ter inscrição estadual neste endereço? Se sim, existe alguma taxa extra?
    • Quais outros serviços terei à disposição ao contratar o endereço fiscal?
    • Se um dos meus clientes me procurar nesse endereço, como ele será recebido?
    • Qual a avaliação de outros usuários desse serviço?
    • Qual a reputação e a credibilidade do Coworking onde estou contratando meu endereço fiscal? (avaliações no Google Meu Negócio são um bom indicativo)

Essas são algumas perguntas importantes para se levar em conta na hora de escolher o endereço. A diferença de custo desse serviço é muito baixa para contratar apenas o endereço mais barato e assumir riscos futuros.

Certo, e quais as vantagens em utilizar um endereço fiscal?


São diversas as vantagens de utilizar um serviço simples como esse, desde custos operacionais muito mais baixos, até a estabilidade e credibilidade que ele gera. Veja abaixo alguns exemplos:

    • Estabilidade de endereço: Se você mora de aluguel ou costuma se mudar com certa frequência, saiba que alterar a papelada da sua empresa é uma burocracia evitável e muito mais cara do que simplesmente pagar a mensalidade de um endereço fiscal.

    • Gestão de correspondências: A maioria das empresas que prestam serviço de endereço fiscal também se encarregam de receber correspondências e encomendas da sua empresa no horário comercial. Isso é muito útil e garante que sua empresa não perca nenhum prazo legal ou oportunidade por problemas com correspondência.

    • Redução de Custos e Foco no que realmente importa para seu negócio: Contratar um Endereço Fiscal te livra de custos e atividades administrativas, como gestão de correspondências e recepção ao público, e de despesas de uso e funcionamento de um espaço próprio. Dessa forma, você foca suas energias nas atividades essenciais do seu negócio e não precisa se preocupar com o resto.

    • Estrutura completa para trabalho, reuniões e atendimentos: Mesmo que você tenha a liberdade de trabalhar onde quiser, você eventualmente pode precisar de um local para trabalhar com mais qualidade de vez em quando, sair um pouco de casa e fazer networking, ou para receber clientes, parceiros, fornecedores. Aqui no Mofo, você pode fazer tudo isso sem custos, utilizando o cashback de 100% que oferecemos para clientes de Endereço Fiscal. É isso mesmo, o valor que você paga pelo serviço de Endereço Fiscal vira crédito para você consumir em nossos demais serviços! 
clientes usando o endereço fiscal com inscrição estadual sorocaba

Para quem é o serviço de Endereço Fiscal?


Contratar um endereço fiscal é uma solução muito mais barata do que alugar um ponto comercial, principalmente para quem está abrindo um negócio agora ou se a atividade desempenhada não necessita de ponto de venda. Veja alguns exemplos

  • E-commerces
  • Vendas online
  • Produtors de conteúdo – infoprodutores
  • SPEs
  • ONGs e Associações
  • Distribuidor ou redistribuidor 
  • Representantes comerciais, Distribuidores ou redistribuidores 
  • Profissionais liberais – advogados, arquitetos, engenheiros, etc..

Quais os custos de um domicílio fiscal?


Os valores de um endereço fiscal costumam variar de acordo com a localização da empresa e com os serviços inclusos no pacote. Por isso, é sempre bom você pesquisar o melhor custo benefício antes de fazer sua escolha e verificar se a empresa é realmente sólida nesse serviço.

Aqui no Mofo WorkSpaces, nós trabalhamos com planos a partir de R$ 125,00 por mês na modalidade ANUAL, variando se você deseja pagar de forma mensal, semestral.

Mas diferente de outros espaços, aqui todos os benefícios já estão inclusos e ainda temos várias outras vantagens! O imóvel em que sua empresa será registrada aqui tem ótima localização e é próprio (ou seja, você não corre o risco do nosso espaço precisar mudar desse endereço e você ter que despender tempo e dinheiro transferindo sua empresa).

Além disso você conta com a nossa equipe disponível para receber/organizar suas correspondências e ainda tem à sua disposição toda a nossa estrutura caso queira receber seus clientes aqui no nosso espaço, marcar reuniões, ou gravar vídeos em nosso estúdio!

Sim, somos a melhor opção da região nesse serviço.
Para saber mais sobre nós, navegue pelas sessões do nosso site.

O post O que é Endereço Fiscal, Por que utilizar e Como escolher? apareceu primeiro em Mofo WorkSpaces.

]]>
https://complexomofo.com.br/blog/o-que-e-endereco-fiscal-virtual/feed/ 0
Como organizar o fluxo de trabalho? https://complexomofo.com.br/blog/como-organizar-o-fluxo-de-trabalho/ https://complexomofo.com.br/blog/como-organizar-o-fluxo-de-trabalho/#respond Fri, 31 Aug 2018 12:44:17 +0000 https://complexomofo.com.br/?p=242 Como organizar o fluxo de trabalho? Aumento no fluxo de trabalho é um ótimo sinal para a empresa, porém, ao mesmo tempo, traz uma preocupação: como se organizar? Por onde começar?  Pensando nisso, trouxemos algumas ferramentas que podem te ajudar a solucionar esse problema! Olha só: Trello Já ouviu falar no Trello? Ele é uma […]

O post Como organizar o fluxo de trabalho? apareceu primeiro em Mofo WorkSpaces.

]]>

Como organizar o fluxo de trabalho?

Aumento no fluxo de trabalho é um ótimo sinal para a empresa, porém, ao mesmo tempo, traz uma preocupação: como se organizar? Por onde começar? 

Pensando nisso, trouxemos algumas ferramentas que podem te ajudar a solucionar esse problema! Olha só:

Trello

Já ouviu falar no Trello? Ele é uma ferramenta online que, além da versatilidade, te ajuda gerenciar seus projetos, agrupando-os em listas de acordo com a sua necessidade. 

Você pode usar tanto sozinho quanto em equipe e o melhor: é gratuito! Outra vantagem é a possibilidade de usá-lo além do trabalho, como para planejar suas viagens ou até mesmo sua rotina!

Evernote

Já no Evernote, você pode salvar suas anotações, listas e inclusive aquela reunião que você não pode esquecer!  Apesar de ser gratuito, as principais funções mesmo são pagas. 

Na versão business, por exemplo, o conteúdo criado pode ser compartilhado com toda a equipe também, vantagem que a versão gratuita não oferece. Mas, de qualquer forma, vale a pena o teste!

Dropbox

Pode ser que o aplicativo do Dropbox já esteja instalado no seu celular, mas você nem se deu conta. Sabia que ele também é uma mão na roda para organizar seu trabalho? Semelhante ao Google Drive, é possível armazenar arquivos na nuvem, além de criar pastas que servem justamente para serem compartilhadas. 

O mais legal neste caso é a possibilidade de disponibilizar e sincronizar arquivos a qualquer hora e lugar, tanto em um computador quanto em dispositivos móveis.

We Transfer

O We Transfer é aquela mãozinha que você precisa quando não consegue enviar arquivos pesados através do e-mail. 
É uma ferramenta online de transferência que, na versão gratuita, permite enviar arquivos de até 2B. É fácil e rápido de ser usado!

Slack

Essa plataforma já tem uma proposta um pouco mais diferente das anteriores, mas não deixa de te ajudar. Se você é desses que se distraem muito usando o Whatsapp para se comunicar com sua equipe, o Slack é perfeito para você! Além de integrado a outras redes sociais, você também pode trocar facilmente vídeos e arquivos!

E então, te ajudamos de alguma forma? Claro que tudo isso pode sim te ajudar a organizar seu fluxo de trabalho, mas é sempre importante manter o foco e cumprir os próprios checklists para que tudo se mantenha em dia. Lembre-se disso e boa sorte!

clientes desenhando fluxos de trabalho no quadro branco

O post Como organizar o fluxo de trabalho? apareceu primeiro em Mofo WorkSpaces.

]]>
https://complexomofo.com.br/blog/como-organizar-o-fluxo-de-trabalho/feed/ 0
Por que optar por um escritório compartilhado? https://complexomofo.com.br/blog/por-que-um-escritorio-compartilhado/ https://complexomofo.com.br/blog/por-que-um-escritorio-compartilhado/#respond Fri, 31 Aug 2018 12:40:32 +0000 https://complexomofo.com.br/?p=240 Por que optar por um escritório compartilhado? Pensado para o trabalho coletivo e autônomo, o escritório compartilhado  é o mesmo que coworking, uma alternativa que tem crescido cada vez mais por conta de suas vantagens. Essa proposta de negócios vem transformando o modo com que empreendedores e empresas se relacionam entre si.  Por isso, preparamos […]

O post Por que optar por um escritório compartilhado? apareceu primeiro em Mofo WorkSpaces.

]]>

Por que optar por um escritório compartilhado?

Pensado para o trabalho coletivo e autônomo, o escritório compartilhado  é o mesmo que coworking, uma alternativa que tem crescido cada vez mais por conta de suas vantagens. Essa proposta de negócios vem transformando o modo com que empreendedores e empresas se relacionam entre si. 

Por isso, preparamos 5 bons motivos para aderir a essa tendência e montar ou migrar sua empresa para um espaço compartilhado. Dá só uma olhada:

1 . Crescimento do seu Networking

Em um escritório compartilhado de trabalho, você está em contato com novas pessoas e empresas todo o tempo. Além disso, se relacionar  com pessoas de diferentes áreas, estimula a criatividade, produtividade e faz bem para sua própria saúde. 

Já quem trabalha em casa, acaba se prejudicando por não ter essa troca diária de experiências.

clientes utilizando nossos espaços compartilhados de trabalho e fazendo networking

2. O valor não pesa no bolso

Outro benefício do coworking é que você pode escolher o plano que mais se encaixa em seu orçamento e esteja de acordo com sua necessidade

Além das salas privativas – que possuem um custo um pouco maior para quem está começando, mas são ideais para equipes de três ou mais pessoas –   você pode escolher espaços como estações de trabalho ou o café-coworking, como oferecemos aqui no Complexo Mofo.

E o melhor é que os preços se ajustam conforme sua escolha, sem pesar no bolso e exigir burocracia no momento de alugar. Você paga um preço justo por um espaço que oferece serviço e estrutura completa.

3. Salas de reunião equipadas

Um escritório compartilhado possui também salas próprias para realizar reuniões com seus clientes. Se você for um coworker residente, normalmente já tem acesso a esse benefício sem pagar nenhuma taxa extra. 

Porém, essas salas de reuniões também estão disponíveis para quem não é fixo e precisa apenas de um local para realizar suas reuniões.

4. Lugar próprio para trabalhar sem distrações

Distração? Não em um coworking! Diferentemente de trabalhar em casa, onde qualquer coisa pode tirar sua atenção, em um espaço compartilhado todos estão focados em trabalhar.

Além disso, você conta com copa, tomadas de fácil acesso, mesas e cadeiras de escritório, impressoras, internet com qualidade suficiente para suportar todos os usuários e o melhor: aquele cafezinho fresquinho para manter a concentração

5. Consolidação de sua marca/ empresa

Os escritórios compartilhados divulgam constantemente em suas páginas as empresas e coworkers. E exposição do seu trabalho é sempre bem-vinda, não é?

Além disso, por conta da reunião de empresas em um único lugar, é normal que as informações corram e seu trabalho seja sempre recomendado por alguém que divida o espaço com você.

Ser  coworker é só vantagem! Se você está começando ou não encontra nenhum escritório que se encaixe em suas necessidades, estude a possibilidade de trabalhar em um espaço compartilhado! Você só tem a ganhar com isso e sua empresa também!

cliente utilizando os espaços do nosso estúdio para gravar seus vídeos e tirar fotos

O post Por que optar por um escritório compartilhado? apareceu primeiro em Mofo WorkSpaces.

]]>
https://complexomofo.com.br/blog/por-que-um-escritorio-compartilhado/feed/ 0
Startups: o que é preciso saber sobre elas https://complexomofo.com.br/blog/startups-o-que-e-preciso-saber/ https://complexomofo.com.br/blog/startups-o-que-e-preciso-saber/#respond Thu, 26 Jul 2018 22:46:52 +0000 https://complexomofo.com.br/?p=55 Startups: o que é preciso saber sobre elas Em algum momento, enquanto lia uma notícia ou buscava informações sobre o cenário econômico atual, certamente você se deparou com o termo “startups”. Não é incomum encontrar notícias e estatísticas que envolvam essa palavra tão pequena e de significado tão amplo. A verdade é que essa palavra […]

O post Startups: o que é preciso saber sobre elas apareceu primeiro em Mofo WorkSpaces.

]]>

Startups: o que é preciso saber sobre elas

Em algum momento, enquanto lia uma notícia ou buscava informações sobre o cenário econômico atual, certamente você se deparou com o termo “startups”. Não é incomum encontrar notícias e estatísticas que envolvam essa palavra tão pequena e de significado tão amplo.

A verdade é que essa palavra é usada há muito tempo em solo norte-americano, porém, só ganhou força no Brasil a partir de 1996, no que chamamos de bolha da internet. De início, startup referia-se a um grupo de pessoas trabalhando em uma ideia diferente e ganhando dinheiro com isso. Outro significado, que perdura há bastante tempo, é o de que o termo significa começar uma empresa e fazê-la funcionar.

As startups atualmente

A definição mais atual, e aparentemente mais satisfatória a investidores, é a de que uma startup é um grupo de pessoas buscando um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de incerteza, ou seja, sem saber se haverá um retorno financeiro desse trabalho ou se ele funcionará.

Para isso, é necessário que a empresa tenha um modelo de negócios que gere valor, desenvolva um projeto capaz de ser usado em grande escala sem demandar alterações e aumente sua receita sem que os custos cresçam na mesma proporção.

Resumindo, uma startup é um projeto inovador e incerto, idealizado para gerar lucros de forma rápida e ser distribuído de maneira  ilimitada sem necessitar de adaptações.

a utilização de escritórios compartilhados por startups

Investimentos

Ao arriscar-se em um novo modelo de negócios, existe um conflito entre o retorno financeiro e o nascimento de um projeto lucrativo e sustentável, o que tornou comum projetos e iniciativas que visam o investimento em startups. É necessário o capital de risco até que encontre-se o modelo perfeito.

No momento em que se firmar um projeto sólido e sustentável, a startup deixará de existir e dará lugar a uma empresa bem sucedida e altamente lucrativa. Caso contrário, a startup morrerá prematuramente.

As startups são empresas de internet?

Esse é um conceito bastante difundido quando se fala a respeito da temática, entretanto, não é verdade. Existem sim startups de internet, –  principalmente por ser um meio mais barato e fácil de estruturar uma empresa no início – mas não é certo afirmar que todas estejam no meio digital.

A tecnologia é utilizada de forma intensiva, entretanto, serve apenas como uma ferramenta do projeto, não sendo o principal meio de atuação dele.

O investimento nas startups é incerto, porém, basta um projeto inovador para alavancar um novo modelo de negócios que pode revolucionar o mercado. Atualmente, existem diversos programas de investimentos e aproximação de grandes empresas e startups, como, por exemplo, o InovaBra, do banco Bradesco (https://www.inovabra.com.br/habitat/) e o Finep Startup (http://www.finep.gov.br), oferecido pelo governo.

Se o empreendedorismo é para você, ou existe uma ideia que você acredita que possa funcionar, vale a pena arriscar!

startups utilizam espaços colaborativos para crescerem com maior velocidade

O post Startups: o que é preciso saber sobre elas apareceu primeiro em Mofo WorkSpaces.

]]>
https://complexomofo.com.br/blog/startups-o-que-e-preciso-saber/feed/ 0
Sua empresa está por dentro das mudanças do mercado de trabalho? https://complexomofo.com.br/blog/mudancas-do-mercado-de-trabalho/ https://complexomofo.com.br/blog/mudancas-do-mercado-de-trabalho/#respond Thu, 26 Jul 2018 22:46:24 +0000 https://complexomofo.com.br/?p=53 Sua empresa está por dentro das mudanças do mercado de trabalho? Com a revolução tecnológica dos últimos anos, surgiram novos padrões de comportamento. E a interferência dela na vida das pessoas é automática e inevitável, refletindo diretamente no mercado de trabalho. A tecnologia e o mercado de trabalho Hoje em dia, o avanço tecnológico não […]

O post Sua empresa está por dentro das mudanças do mercado de trabalho? apareceu primeiro em Mofo WorkSpaces.

]]>

Sua empresa está por dentro das mudanças do mercado de trabalho?

Com a revolução tecnológica dos últimos anos, surgiram novos padrões de comportamento. E a interferência dela na vida das pessoas é automática e inevitável, refletindo diretamente no mercado de trabalho.

A tecnologia e o mercado de trabalho

Hoje em dia, o avanço tecnológico não é utilizado somente para comunicar uma ideia, mas, também, para trabalhar. Novas formas de interação prometem se ampliar dentro da comunicação uma vez que um terço dos dois bilhões de mensagens trocadas todos os dias é repleta de imagens, que acabaram por tomar o lugar das palavras.

Nesse sentido, uma das maiores tendências do mercado no futuro está ligada à forma como as organizações lidam com seus colaboradores. A visão das empresas mudou muito em relação à gestão de pessoas após a entrada da geração Y no mercado de trabalho. E se essa geração já gerou muitas dores de cabeça, as empresas que se preparem, pois a geração Z trará uma onda ainda mais complexa!

Pensando neste contexto de mudanças, preparamos 6 novas formas de empreender que vão te ajudar muito no momento de se organizar neste cenário! Olha só:

adapte a sua ideia ao mercado de trabalho

Entenda seus clientes

Um erro grave cometido por diversas empresas é descartar os feedbacks de seus clientes, sejam eles positivos ou negativos, sobre seus produtos ou serviços. 

Mais do que a compreensão de como eles se sentem em relação ao que seu negócio oferece, é imprescindível que você entenda como eles veem sua empresa como um todo.

Consciência social não deve ser só mais uma forma de ganhar dinheiro

É óbvio que ganhar dinheiro através do empreendedorismo é indispensável, contudo, não podemos esquecer que já houveram muitos negócios tecnológicos que se envolveram em escândalos justamente por quererem lucrar acima de qualquer coisa. 

Atente-se a isso: o lucro é importante, mas a consciência social deve ser sempre superior!

As tendências moldam o mercado

Vivemos em um momento em que as pessoas buscam por um ambiente de trabalho com propósitos e valores claros. 

Os prestadores de serviços são movidos por uma sede de aprendizado gigantesca, assim como a proposição de novos desafios.

Facilite o acesso das minorias ao empreendedorismo

Já existem entidades e empresas, tais como a Republic, uma equity crowdfunding americana, em que os projetos são liderados exclusivamente por empreendedores que trabalham com o intuito de permitir que grupos como os negros, mulheres, gays etc, sejam incluídos no mercado e ganhem visibilidade. 

A ideia é deixar de lado o preconceito e valorizar as capacidades individuais de cada um.

Entregue o que o consumidor espera

É fundamental ter uma pessoa ou área responsável pelo atendimento da empresa. Não se trata apenas da análise de dados, mas, também, de pegar o telefone, ligar para seus clientes e entender a visão deles sobre seu serviço ou produto. 

Pode parecer maçante, mas as melhores soluções são criadas no instante em que o foco está no cliente e no mercado em que ele está inserido.

Foco e inovação devem andar de mãos dadas

Uma dor de cabeça frequente para muitos empreendedores é o que ocorre entre o insight e entrega do foi pensado. 

Ideias sempre existirão aos montes, entretanto, priorizar quais serão feitas diante da relevância da sua empresa é a melhor solução. Afinal, nenhuma empresa sobrevive somente de ideias!

entregando ao cliente mais do que ele espera

O post Sua empresa está por dentro das mudanças do mercado de trabalho? apareceu primeiro em Mofo WorkSpaces.

]]>
https://complexomofo.com.br/blog/mudancas-do-mercado-de-trabalho/feed/ 0
O que é e como se tornar um MEI? https://complexomofo.com.br/blog/como-se-tornar-um-mei/ https://complexomofo.com.br/blog/como-se-tornar-um-mei/#respond Thu, 26 Jul 2018 22:46:00 +0000 https://complexomofo.com.br/?p=51 O MEI é alguém que trabalha por conta própria e possui registro de pequeno empresário. Para isso, é preciso exercer uma das mais de 400 modalidades de serviços, comércio ou indústria.

O post O que é e como se tornar um MEI? apareceu primeiro em Mofo WorkSpaces.

]]>

O que é e como se tornar um MEI?

O mercado está a cada dia mais dinâmico. Encontramo-nos em um momento de mudanças, acelerando processos e facilitando a rotina das pessoas. Se antes a palavra empreender soava como algo complexo, atualmente, se tornar um empreendedor está bem mais simples e acessível a qualquer um que deseje ter o próprio negócio. 

E uma boa opção, que resume essa rapidez e facilidade dos processos, é o Microempreendedor Individual, ou MEI, como é mais conhecido.

Afinal, o que é um MEI?

O MEI é alguém que trabalha por conta própria e possui registro de pequeno empresário. Para isso, é preciso exercer uma das mais de 400 modalidades de serviços, comércio ou indústria.

Essa alternativa aos pequenos empresários surgiu em 2008, com a Lei nº128, que buscou formalizar trabalhadores sem nenhuma espécie de registro e segurança jurídica. A legislação entrou em vigor em 2009 e, desde então, mais de 7 milhões de pessoas já se formalizaram.

o que é e como se tornar um MEI - Micro empreendedor individual

Quais as exigências para se tornar um Microempreendedor Individual?

Para regularizar sua situação como MEI, é preciso atender a algumas exigências, como:

Como faço minha regularização?

É só acessar o Portal do Empreendedor (http://www.portaldoempreendedor.gov.br) e preencher os campos com seus dados. Assim que concluído, sua empresa já estará regularizada sem a necessidade de envio de documentos ou assinatura. O processo inteiro é feito eletronicamente e de forma gratuita.

Os escritórios de contabilidade optantes pelo Simples Nacional também podem formalizar o MEI gratuitamente.

Após regularização, o MEI terá de pagar apenas uma taxa referente ao Documento de Arrecadação Mensal do Simples Nacional, cujos valores são: R$ 48,70 (Comércio e Indústria – ICMS), R$ 52,70 (Serviços – ISS) e R$ 53,70 (Comércios e Serviços – ICMS e ISS).

Quais as vantagens de ser um MEI?

  • Dependendo da atividade, você pode trabalhar em diferentes lugares. Até sua casa pode ser o seu local de trabalho;
  • A troca do serviço informal pelo formal traz muitas vantagens, como o CNPJ, que permite a abertura de conta bancária como pessoa jurídica, e o acesso às linhas de crédito com taxas mais baixas;
  • É possível emitir nota fiscal;
  • Benefícios previdenciários garantidos, como aposentadoria, licença maternidade e auxílio doença;
  • O MEI é enquadrado no Simples Nacional, portanto, isento dos tributos federais, como Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL;

É importante ressaltar que, antes de começar, pesquise com a prefeitura da sua cidade se o seu tipo de atividade exercida exige alguma licença específica ou restrição com relação ao local de funcionamento.

Viu como é simples, prático e cheio de benefícios ser um Microempreendedor Individual?! Se você já é um MEI e tem algum conselho para quem está começando o próprio negócio, comente aqui embaixo!

algumas vantagens de ser um micro empreendedor individual exemplos

O post O que é e como se tornar um MEI? apareceu primeiro em Mofo WorkSpaces.

]]>
https://complexomofo.com.br/blog/como-se-tornar-um-mei/feed/ 0
Saiba tudo sobre o Google Analytics https://complexomofo.com.br/blog/saiba-tudo-sobre-o-google-analytics/ https://complexomofo.com.br/blog/saiba-tudo-sobre-o-google-analytics/#respond Thu, 26 Jul 2018 22:45:43 +0000 https://complexomofo.com.br/?p=49 Saiba tudo sobre o Google Analytics Lembra que comentamos no texto anterior sobre essa ferramenta? Pois bem! Nesse post nos aprofundaremos e contaremos tudo sobre como funciona o Google Analytics e como ele pode te ajudar no seu negócio. Primeiramente, o que exatamente é o Google Analytics? Nada mais é que um serviço que te […]

O post Saiba tudo sobre o Google Analytics apareceu primeiro em Mofo WorkSpaces.

]]>

Saiba tudo sobre o Google Analytics

Lembra que comentamos no texto anterior sobre essa ferramenta? Pois bem! Nesse post nos aprofundaremos e contaremos tudo sobre como funciona o Google Analytics e como ele pode te ajudar no seu negócio.

Primeiramente, o que exatamente é o Google Analytics?

Nada mais é que um serviço que te permite medir e acompanhar o tráfego no site de sua empresa. Ele fornece de forma simples gerenciar informações acerca de seus clientes, experiências de usuário e dos padrões de vendas. 

Além disso, o Google Analytics possibilita ter conhecimento de quem está te visitando e como “você’’ foi encontrado.

entenda para que serve e como usar o google analytics no seu site

E os benefícios?

Isso tudo te auxiliará a saber as necessidades de seus clientes e se estão satisfeitos com seu trabalho. Sem demandar um investimento financeiro grande ou dedicar tempo demais de outras atividades, utilizar os add-ons do Google Analytics é algo que qualquer empreendedor de pequena ou médias empresas pode fazer para melhorar o relacionamento com os atuais clientes e gerar mais clientes também. 

E o melhor: se não tem muito tempo disponível para aprender algo novo, não se preocupe, pois os add-ons não são apenas poderosos, mas também fáceis de utilizar. Então fica a dica!

Track Everything add-on? Para que serve?

Esse add-on não só permite que você monitore eventos realmente bons, como também as interações e ações. Com ele, é possível monitorar quase todos os eventos normais/ comportamentais utilizando seletores CSS. É fácil monitorar links externos, envios de formulários e links externos.

É fundamental você aproveitar os dados gerados do seu tráfego na web para fidelizar novos consumidores, melhorar a experiências dos seus usuários e partilhar conteúdo valioso. Interligue tudo isso em um só lugar que possibilita você observar de pertinho seus relacionamentos digitais.

Estabelecer e alcançar metas

Meta é um add-on obrigatório para todo o empreendedor de pequenas e médias empresas. Ao atingir essas metas você sem dúvidas terá sucesso em seu negócio. Com o add-on Meta você descobre se os visitantes de seu site estão realizando as ações que você gostaria e como isso acontece. 

Se o que quer é que alguém se inscreva para receber sua newsletter semanal, efetue uma compra ou utilize um cupom de desconto, você pode obter informações essenciais sobre que dispositivos estão utilizando (celular, tablet ou computador), sua localização geográfica, além de outras informações da experiência que tiveram com a sua marca.

Usa planilhas? Já conhece as do Google?

Se você usa planilhas para fazer controle financeiro ou/e até mesmo para monitorar as vendas, então o recurso add-on Planilhas do Google te ajudará a não ficar mais importando e exportando manual de dados. 

Fácil de compartilhar com a equipe e definir parâmetros de privacidade, com essa ferramenta você pode criar paineis com recursos visuais e gráficos, fórmulas personalizadas, além de agendar relatórios automáticos de dados “em tempo real”.

Listas Inteligentes no Google Analytics

As Listas Inteligentes, com base em regras hipersensíveis, farão com que os empreendedores atinjam o seu público-alvo e adequem suas atividades de fidelização. As Listas Inteligentes são constantemente atualizadas com base nas que as pessoas realizam em seus sites, diferentemente das Listas Estáticas, que exigem uma quantidade satisfatória de tempo para atualizar e manter. Quatro das aplicações mais comuns para as Listas Inteligentes são:

  • Listas de outbound;
  • Listas de contatos por padrão de comportamento, tais como quando um cliente já fez compras em sua loja ou quando já participou de algum webinar.
  • Listas de e-mail marketing exclusivo baseadas no comportamento do cliente (ou prospect) no site;
  • Listas com as fases de ciclo de vida do consumidor, que identificam rapidamente quantos contatos há em cada estágio de fidelização.

Assim, você poderá obter informações acerca da experiência que seus visitantes tiveram ao entrarem em contato via e-mail ou redes sociais. É possível também criar listas baseadas em visualizações de páginas específicas, no relacionamento gerado em eventos e no preenchimento de um formulário.

Visualização de Funil? O que é?

Com essa ferramenta você pode monitorar as fases de compra dos seus clientes e saber onde você os perde. Se percorrerem todo o caminho para o checkout, por exemplo, mas não concluem a transação, então você poderá tomar medidas para corrigir esse problema.

Embora pareçam semelhantes, os relatórios de Visualização de Funil e Meta são diferentes, pois as informações e padrões adquiridas a partir de cada add-on não são as mesmas. O relatório de Visualização de Funil, embora não exiba dados retroativos, possui vantagens tais como taxas de atualização mais rápidas do que os relatórios de Meta.

E então? Viu o quanto o Google Analytics pode te ajudar? Se a sua empresa não utiliza o Google Analytics, está na hora de começar! Já tem experiência com a ferramenta? Compartilhe com a gente nos comentários!

O post Saiba tudo sobre o Google Analytics apareceu primeiro em Mofo WorkSpaces.

]]>
https://complexomofo.com.br/blog/saiba-tudo-sobre-o-google-analytics/feed/ 0
Pesquisa de mercado eficiente – Como realizar? https://complexomofo.com.br/blog/pesquisa-de-mercado/ https://complexomofo.com.br/blog/pesquisa-de-mercado/#respond Thu, 26 Jul 2018 22:44:52 +0000 https://complexomofo.com.br/?p=47 Nada mais importante que o empresário conheça o mercado que irá atuar. Nesse sentido, a pesquisa de mercado se faz importante. Mas você sabe como fazer uma?

O post Pesquisa de mercado eficiente – Como realizar? apareceu primeiro em Mofo WorkSpaces.

]]>

Pesquisa de mercado eficiente – Como realizar?

Nada mais importante que o empresário conheça o mercado que irá atuar. Nesse sentido, a pesquisa de mercado se faz importante. Mas você sabe como fazer uma?

O objetivo de uma pesquisa de mercado é subsidia-lo no processo de escolha e definição de estratégias empresariais, e começa com a coleta de dados, a qual pode ser feita através de pesquisa primária, que é aquela que contata diretamente o público alvo através de entrevistas presenciais, questionários online, ou por meio de análise de dados secundários existentes em bancos de dados, como pesquisas do IBGE ou de instituições setoriais.

Exemplo de pesquisa primária.

A depender da qualidade e quantidade de informações coletadas, relacionadas aos componentes de mercado que impactam na atuação de sua empresa, a pesquisa permitirá a construção de uma visão ampla do seu negócio, estando ele em momento inicial, de inovação, relocalização ou até mesmo expansão.

Nessa perspectiva, é relevante a realização de análise profunda do macro e microambiente de seu negocio. Essa análise deve ser realizada em diferentes aspectos, tais como: pontos fortes e fracos da concorrência, fatores que geram oportunidades, perfil dos clientes e fornecedores, produtos e serviços que podem ser ofertados, gerando subsídios para a elaboração do plano de marketing e identificação de ameaças externas e setoriais.  

A pesquisa permitirá também obter uma visão ampla do negócio, estando ele em momento inicial, de inovação, relocalização ou até mesmo expansão, levando em consideração os componentes de mercado que impactarão na atuação de sua empresa.

Outro ponto relevante é a análise do macro e microambiente. Ela é realizada em diferentes aspectos, tais como pontos fortes e fracos da concorrência, fatores que geram oportunidades, perfil dos clientes e fornecedores, produtos e serviços que podem ser ofertados, gerando subsídios para a elaboração do plano de marketing; e ameaças externas, bem como setoriais.

imagens que retratam gráficos de uma pesquisa de mercado

A tecnologia como aliada na pesquisa de mercado

A Internet pode ser uma grande aliada na elaboração de uma pesquisa, pois conta com uma grande quantidade de ferramentas e repositórios gratuitos de informação que permitem conhecer profundamente o mercado no qual seu negócio está inserido, como, por exemplo o Google Analytcs, que oferece dados e relatórios relacionados ao público que acessa o site de sua empresa, como quantidade de visitas, tempo que permanecem no site, cidades de onde acessam e compara o desempenho com sites similares.

É fundamental compreender que as formas convencionais de realizar a pesquisa de mercado são relevantes para qualquer negócio, mas em uma realidade em constantes mudanças é necessário que o empreendedor também utilize de informações disponíveis na internet, que são de fácil e rápido acesso.

E lembre-se sempre: para informações mais úteis e precisas para sua pesquisa de mercado, converse com seus clientes (ou futuros clientes). Nada melhor que eles para te auxiliar quais estratégias deverá traçar!

Bem, agora que você já tem uma boa noção de como fazer, basta elaborar a sua pesquisa e mão na massa. Dúvidas, sugestões e experiências, comente aqui embaixo e conte para gente!

exemplos de ferramentas para realizar pesquisa de mercado

O post Pesquisa de mercado eficiente – Como realizar? apareceu primeiro em Mofo WorkSpaces.

]]>
https://complexomofo.com.br/blog/pesquisa-de-mercado/feed/ 0
Vídeo Business: a grande tendência de mídia https://complexomofo.com.br/blog/video-business/ https://complexomofo.com.br/blog/video-business/#respond Thu, 26 Jul 2018 22:44:14 +0000 https://complexomofo.com.br/?p=43 Vídeo Business: a grande tendência de mídia Mais da metade dos brasileiros preferem assistir programas na web, o que prova que está na hora de investir em vídeos online, o que significa um crescimento do chamado vídeo business. O Brasil já tem mais de 100 milhões de pessoas conectadas à rede segundo o Instituto Brasileiro […]

O post Vídeo Business: a grande tendência de mídia apareceu primeiro em Mofo WorkSpaces.

]]>

Vídeo Business: a grande tendência de mídia

Mais da metade dos brasileiros preferem assistir programas na web, o que prova que está na hora de investir em vídeos online, o que significa um crescimento do chamado vídeo business.

O Brasil já tem mais de 100 milhões de pessoas conectadas à rede segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Portanto, se existe um lugar para fazer o seu negócio crescer, esse lugar é a internet.

Conforme uma pesquisa realizada em 2017 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) nas 27 capitais do país, quase 90% dos internautas entrevistados fizeram ao menos uma compra online em 2016. Quase metade desses consumidores aumentou a quantidade de produtos obtidos também.

O consumo de vídeos online, ainda em relação ao ambiente digital, também aumentou significativamente. Entre os anos de 2014 e 2017, o segmento cresceu 90% de acordo com um levantamento da Provokers, empresa de consultoria e pesquisa. Entre a web e a TV, mais da metade dos brasileiros já prefere assistir programas na rede segundo destaca o estudo.

clientes utilizando nosso estúdio de gravação em sorocaba

Comportamentos atuais que impulsionam o vídeo business

Considerando que as pessoas estão cada vez mais consumindo conteúdo online e os usuários não têm mais receio de comprar pela internet, conclui-se que esse universo não para de crescer. E sendo assim, é ou não é tudo que se precisa para investir em vídeo business?

Inspirado em vídeos online, há uma oportunidade única para se construir um negócio. Exemplo disso é o professor de biologia Paulo Jubilut do canal “Biologia Total”. Após ser demitido e pensar em desistir da profissão diante disso, decidiu por meio de uma plataforma exclusiva oferecer aulas a distância. E o resultado foi nada mais, nada menos que milhares de alunos!

Aqui vão algumas dicas importantes

  • Identifique seu público alvo;
  • Faça um estudo de mercado;
  • Produza um material relevante e garanta que o produto chegue até o cliente rapidamente, com qualidade e de forma segura;
  • Invista em uma boa ação de marketing digital para divulgar seu trabalho. Pode fazer total diferença. A publicidade neste caso também é importante!
  • Capriche na produção do filme, contratando um estúdio de gravação se for o caso. Mas não deixe que isso seja um impedindo, se não for possível essa produção tudo bem, faça como puder mas faça!

Então está esperando o que? Esse é o momento de dar um upgrade nos negócios! E o melhor: sem depender de milhões de views ou seguidores para ter sucesso. O mercado de vídeos online está em alta afinal. Aproveite!

O post Vídeo Business: a grande tendência de mídia apareceu primeiro em Mofo WorkSpaces.

]]>
https://complexomofo.com.br/blog/video-business/feed/ 0
Balança Comercial: O que você precisa saber https://complexomofo.com.br/blog/balanca-comercial/ https://complexomofo.com.br/blog/balanca-comercial/#respond Thu, 26 Jul 2018 22:41:10 +0000 https://complexomofo.com.br/?p=41 Entenda como funciona a Balança comercial e ainda veja como fecharam as importações e exportações no Brasil e em Sorocaba ano passado

O post Balança Comercial: O que você precisa saber apareceu primeiro em Mofo WorkSpaces.

]]>

Balança Comercial: O que você precisa saber

Entenda como funciona a Balança comercial e ainda veja como fecharam as importações e exportações no Brasil e em Sorocaba ano passado

Se você só ouviu o termo “Balança Comercial” nos telejornais e não tem ideia do que significa, esse texto é para você, pois explicaremos o conceito dessa expressão.

A balança comercial é um termo do domínio econômico que analisa tudo que foi importado e exportado em um determinado período do país, estado ou cidade. Quando algum país exporta mais do que importa para outros países, os economistas identificam isso como superávit. Isso significa que os produtos nacionais estão mais valorizados no mercado estrangeiro.

Por outro lado, quando o país importa mais do que exporta, se cria um déficit na balança comercial. Nesses casos, ocorre uma desvalorização na moeda nacional e um aumento no valor da produção dos países estrangeiros.

O ideal para a economia é quando ocorre o “Equilíbrio comercial”. Isto é, os números de importações e exportações são homogêneos. Assim, todos os países conseguem ter controle na compra e venda dos produtos em geral. Porém, para os economistas de países capitalistas, o superávit sempre será o ideal.

Todos os dados da balança comercial no Brasil, são administrados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). As informações são disponibilizadas semanalmente e no final de todo mês é feito um balanço fechado com todos os números de importação e exportação.

Ano passado, ocorreu um dado histórico na balança comercial brasileira. O saldo foi de US$ 67 bilhões, maior superávit desde o ano de 1989. O Brasil importou US$ 150 bilhões e exportou US$ 217,7 bilhões. Segundo o Ministro da Fazenda (Henrique Meirelles), esse aumento favorável é fruto da queda no valor do petróleo e a volta do crescimento econômico nacional.

Foi elaborado um gráfico com base nos dados extraídos do MDIC, que mostra os 10 principais produtos exportados pelo Brasil em 2017, sendo que 7 são do agronegócio. Mais um ano o segmento que mais resulta em lucratividade para o país é o agro, analisando apenas à soja em grão houve um crescimento de 25,2% na balança comercial comparado ao ano passado.

balança comercial de sorocaba

E a balança comercial de Sorocaba (nossa cidade)

Já em Sorocaba, a balança comercial tanto em exportações quanto nas importações, fechou 2017 com superávit considerável comparando com o ano de 2016.

  • Em importações, a cidade somou US$ 1,1 bilhão, 16,9% maior do que em 2016.
  • Em exportações, a metrópole registrou US$ 735 milhões, 0,02% maior do que em 2016.

A maior parte da lucratividade dos dois quesitos estudados pelo MDIC vêm dos bens de capital, bens intermediários e bens de consumo. Isso ocorre porque Sorocaba é uma metrópole tomada por indústrias que geram milhares de empregos aos habitantes e contribuem para o crescimento financeiro da cidade.

Só no mês de janeiro deste ano, Sorocaba recolheu US$ 83.898,73 em exportações e US$ 180.864,60 nas importações. Confira na tabela abaixo os dados que mostram o crescimento da balança comercial nos últimos três anos.

BALANÇA COMERCIAL SOROCABANA
MÊS/ANOEXPORTAÇÃO (US$)IMPORTAÇÃO (US$)
JAN/201669.724.215147.776.734
JAN/201759.867.200180.660.603
JAN/201883.898.733180.864.604

Dados retirados do MDIC.

A expectativa do Banco Central para o ano de 2018 é que o Brasil feche a balança comercial com o superávit de US$ 225 bilhões em exportações e US$ 166 bilhões em importações.

E então? Ficou mais claro agora? Conta para gente

O post Balança Comercial: O que você precisa saber apareceu primeiro em Mofo WorkSpaces.

]]>
https://complexomofo.com.br/blog/balanca-comercial/feed/ 0