Saiba tudo sobre o Google Analytics

Lembra que comentamos no texto anterior sobre essa ferramenta? Pois bem! Nesse post nos aprofundaremos e contaremos tudo sobre como funciona o Google Analytics e como ele pode te ajudar no seu negócio.

Primeiramente, o que exatamente é o Google Analytics?

Nada mais é que um serviço que te permite medir e acompanhar o tráfego no site de sua empresa. Ele fornece de forma simples gerenciar informações acerca de seus clientes, experiências de usuário e dos padrões de vendas. 

Além disso, o Google Analytics possibilita ter conhecimento de quem está te visitando e como “você’’ foi encontrado.

entenda para que serve e como usar o google analytics no seu site

E os benefícios?

Isso tudo te auxiliará a saber as necessidades de seus clientes e se estão satisfeitos com seu trabalho. Sem demandar um investimento financeiro grande ou dedicar tempo demais de outras atividades, utilizar os add-ons do Google Analytics é algo que qualquer empreendedor de pequena ou médias empresas pode fazer para melhorar o relacionamento com os atuais clientes e gerar mais clientes também. 

E o melhor: se não tem muito tempo disponível para aprender algo novo, não se preocupe, pois os add-ons não são apenas poderosos, mas também fáceis de utilizar. Então fica a dica!

Track Everything add-on? Para que serve?

Esse add-on não só permite que você monitore eventos realmente bons, como também as interações e ações. Com ele, é possível monitorar quase todos os eventos normais/ comportamentais utilizando seletores CSS. É fácil monitorar links externos, envios de formulários e links externos.

É fundamental você aproveitar os dados gerados do seu tráfego na web para fidelizar novos consumidores, melhorar a experiências dos seus usuários e partilhar conteúdo valioso. Interligue tudo isso em um só lugar que possibilita você observar de pertinho seus relacionamentos digitais.

Estabelecer e alcançar metas

Meta é um add-on obrigatório para todo o empreendedor de pequenas e médias empresas. Ao atingir essas metas você sem dúvidas terá sucesso em seu negócio. Com o add-on Meta você descobre se os visitantes de seu site estão realizando as ações que você gostaria e como isso acontece. 

Se o que quer é que alguém se inscreva para receber sua newsletter semanal, efetue uma compra ou utilize um cupom de desconto, você pode obter informações essenciais sobre que dispositivos estão utilizando (celular, tablet ou computador), sua localização geográfica, além de outras informações da experiência que tiveram com a sua marca.

Usa planilhas? Já conhece as do Google?

Se você usa planilhas para fazer controle financeiro ou/e até mesmo para monitorar as vendas, então o recurso add-on Planilhas do Google te ajudará a não ficar mais importando e exportando manual de dados. 

Fácil de compartilhar com a equipe e definir parâmetros de privacidade, com essa ferramenta você pode criar paineis com recursos visuais e gráficos, fórmulas personalizadas, além de agendar relatórios automáticos de dados “em tempo real”.

Listas Inteligentes no Google Analytics

As Listas Inteligentes, com base em regras hipersensíveis, farão com que os empreendedores atinjam o seu público-alvo e adequem suas atividades de fidelização. As Listas Inteligentes são constantemente atualizadas com base nas que as pessoas realizam em seus sites, diferentemente das Listas Estáticas, que exigem uma quantidade satisfatória de tempo para atualizar e manter. Quatro das aplicações mais comuns para as Listas Inteligentes são:

  • Listas de outbound;
  • Listas de contatos por padrão de comportamento, tais como quando um cliente já fez compras em sua loja ou quando já participou de algum webinar.
  • Listas de e-mail marketing exclusivo baseadas no comportamento do cliente (ou prospect) no site;
  • Listas com as fases de ciclo de vida do consumidor, que identificam rapidamente quantos contatos há em cada estágio de fidelização.

Assim, você poderá obter informações acerca da experiência que seus visitantes tiveram ao entrarem em contato via e-mail ou redes sociais. É possível também criar listas baseadas em visualizações de páginas específicas, no relacionamento gerado em eventos e no preenchimento de um formulário.

Visualização de Funil? O que é?

Com essa ferramenta você pode monitorar as fases de compra dos seus clientes e saber onde você os perde. Se percorrerem todo o caminho para o checkout, por exemplo, mas não concluem a transação, então você poderá tomar medidas para corrigir esse problema.

Embora pareçam semelhantes, os relatórios de Visualização de Funil e Meta são diferentes, pois as informações e padrões adquiridas a partir de cada add-on não são as mesmas. O relatório de Visualização de Funil, embora não exiba dados retroativos, possui vantagens tais como taxas de atualização mais rápidas do que os relatórios de Meta.

E então? Viu o quanto o Google Analytics pode te ajudar? Se a sua empresa não utiliza o Google Analytics, está na hora de começar! Já tem experiência com a ferramenta? Compartilhe com a gente nos comentários!

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