Nada mais importante que o empresário conheça o mercado que irá atuar. Nesse sentido, a pesquisa de mercado se faz importante. Mas você sabe como fazer uma?
O objetivo de uma pesquisa de mercado é subsidia-lo no processo de escolha e definição de estratégias empresariais, e começa com a coleta de dados, a qual pode ser feita através de pesquisa primária, que é aquela que contata diretamente o público alvo através de entrevistas presenciais, questionários online, ou por meio de análise de dados secundários existentes em bancos de dados, como pesquisas do IBGE ou de instituições setoriais.
A depender da qualidade e quantidade de informações coletadas, relacionadas aos componentes de mercado que impactam na atuação de sua empresa, a pesquisa permitirá a construção de uma visão ampla do seu negócio, estando ele em momento inicial, de inovação, relocalização ou até mesmo expansão.
Nessa perspectiva, é relevante a realização de análise profunda do macro e microambiente de seu negocio. Essa análise deve ser realizada em diferentes aspectos, tais como: pontos fortes e fracos da concorrência, fatores que geram oportunidades, perfil dos clientes e fornecedores, produtos e serviços que podem ser ofertados, gerando subsídios para a elaboração do plano de marketing e identificação de ameaças externas e setoriais.
A pesquisa permitirá também obter uma visão ampla do negócio, estando ele em momento inicial, de inovação, relocalização ou até mesmo expansão, levando em consideração os componentes de mercado que impactarão na atuação de sua empresa.
Outro ponto relevante é a análise do macro e microambiente. Ela é realizada em diferentes aspectos, tais como pontos fortes e fracos da concorrência, fatores que geram oportunidades, perfil dos clientes e fornecedores, produtos e serviços que podem ser ofertados, gerando subsídios para a elaboração do plano de marketing; e ameaças externas, bem como setoriais.
A Internet pode ser uma grande aliada na elaboração de uma pesquisa, pois conta com uma grande quantidade de ferramentas e repositórios gratuitos de informação que permitem conhecer profundamente o mercado no qual seu negócio está inserido, como, por exemplo o Google Analytcs, que oferece dados e relatórios relacionados ao público que acessa o site de sua empresa, como quantidade de visitas, tempo que permanecem no site, cidades de onde acessam e compara o desempenho com sites similares.
É fundamental compreender que as formas convencionais de realizar a pesquisa de mercado são relevantes para qualquer negócio, mas em uma realidade em constantes mudanças é necessário que o empreendedor também utilize de informações disponíveis na internet, que são de fácil e rápido acesso.
E lembre-se sempre: para informações mais úteis e precisas para sua pesquisa de mercado, converse com seus clientes (ou futuros clientes). Nada melhor que eles para te auxiliar quais estratégias deverá traçar!
Bem, agora que você já tem uma boa noção de como fazer, basta elaborar a sua pesquisa e mão na massa. Dúvidas, sugestões e experiências, comente aqui embaixo e conte para gente!
Receba conteúdos, promoções e a nossa agenda de eventos em primeira mão!
Tire suas dúvidas aqui!